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a Ir Ktaná, a cidade-laboratório
do Colégio Israelita



O projeto

Este projeto é uma das iniciativas previstas no Projeto Político-Pedagógico do Israelita, pautado pela busca da melhor conjunção entre os eixos JUDAÍSMO, EXCELÊNCIA ACADÊMICA e GESTÃO. Voltada mais especificamente aos alunos da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a Cidade-Laboratório do Israelita é um inovador instrumento pedagógico que visa fazer do Israelita uma referência em pedagogia para a infância. A Cidade conta com prefeito, secretários da cultura, de finanças e do meio ambiente e vereadores, sendo todos esses cargos eletivos, ocupados por crianças de 6 a 10 anos de idade.

Os alunos de Séries Finais e Ensino Médio também têm espaço especialmente voltado as suas atividades acadêmicas. Eletrônica, robótica, marcenaria, laboratório de fotografia digital, home agency e clube de astronomia integram os projetos científicos presentes na cidade-laboratório.

Sustentabilidade

Mais do que preparar as crianças para uma dada sociedade do século XXI, o problema está em fornecer-lhes constantemente forças e referências intelectuais que lhes permitam compreender o mundo que as rodeia e comportar-se nele como autores responsáveis e justos. As diferentes formas do saber, as relações interpessoais e a produção de bens e serviços - manifestações do projeto civilizatório - devem sempre visar à manutenção da vida no planeta, pois é para a vida que se dirige o conhecimento.

Empreendedorismo

"Ação Empreender" do Colégio Israelita fundamenta-se na premissa básica de que a sociedade necessita de empreendedores, dentro do momento histórico que vive. Há, também, a firme convicção de que no futuro a médio e longo prazos essa necessidade continuará existindo. Daí se prever uma operação continuada do sistema por longo tempo. Entende-se que empreendedores não são criados, podem ser desenvolvidos. Eles existem na sociedade e o papel das Escolas e Universidade deve ser o de desenvolver suas potencialidades e de acrescentar-lhes habilidades importantes.

Portanto, a missão básica da "Ação Empreender" é desenvolver competência empreendedora através da educação da curiosidade, do afloramento de aptidões, da revisão de valores e do desenvolvimento de habilidades, visando qualificar profissionais a empreender e gerenciar incertezas no âmbito interno e externo do mundo do trabalho.

Cidadania

Aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, é competência fundamental para a vida produtiva e responsável no século XXI. Através de práticas de cidadania (eleição de prefeito e vereadores da cidade-laboratório e criação de um espaço de ouvidoria), os alunos realizarão projetos que visem ao bem comum e a descobertas de formas de gerir conflitos, sempre no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

Judaísmo

A construção da identidade judaica no Colégio Israelita Brasileiro pressupõe uma educação para a paz, em que se explicita o propósito da compreensão e atuação na diversidade, o respeito às diferentes formas de exercer o judaísmo, sempre garantindo espaço para a convivência com a diferença e valorização do diálogo. A memória judaica é base para uma vida comunitária presente e inspiração para a constituição de novos tempos.